Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Quais as diferenças entre sites estáticos e dinâmicos?

Tanto um site estático como um site dinâmico permitem que empresas marquem presença digital na internet. Entretanto, há algumas diferenças e funcionalidades distintas entre sites estáticos e dinâmicos, que devem ser levadas em consideração para que o site da sua empresa gere uma boa experiência aos usuários.

Os primeiros sites que surgiram nos anos 90 eram feitos de modo estático, com HTML, CSS, Javascript, PHP e sem recurso a base de dados. Por volta do ano 2000, aparecem as primeiras plataformas de blogging, facilitando o processo de atualização. A partir de então, as empresas têm vindo a adotar o website dinâmico por permitir uma atualização mais fácil e mais interatividade com o utilizador.

O seu site é estático?

Geralmente, esse modelo é utilizado por empresas que desejam ter presença digital para que os potenciais clientes possam consultar informações básicas (como serviços, produtos, endereço e telefone) e que não têm a necessidade de atualizar as informações com frequência, por exemplo, adicionar textos no blog ou novos produtos.

Se o objetivo é desenvolver uma estratégia de conteúdos, o website estático apresenta toda uma série de limitações.

Porque neste tipo de websites, tipicamente os serviços estão todos juntos e não apresentam qualquer tipo de segmentação. Desta forma, o material para trabalhar as redes sociais acaba por ser muito limitado. Idealmente, cada serviço deveria ter uma página própria pensada como se fosse uma landing page.

Os sites estáticos não sofrem grandes alterações de conteúdo ao longo do tempo porque não possuem ferramentas de gerenciamento incorporadas ao site. Sendo assim, não são permitidas interações complexas, como efetuar buscas ou registrar usuários, e somente o desenvolvedor do site (webmaster) pode efetuar as atualizações de conteúdo porque são criados em linguagem HTML e publicados no servidor.

Recomendamos que considere se este tipo de website serve os seus objetivos a longo prazo ou se pretende que ele cresça com a empresa.

O seu site é dinâmico ?

Ao contrário do site estático, o site dinâmico contém um sistema de gerenciamento de conteúdo incorporado e é ideal para quem deseja ter autonomia para atualizar os próprios conteúdos e imagens das páginas por meio de uma plataforma de CMS (Content Management System), como o WordPress.

Além disso, o site dinâmico tem uma grande vantagem em relação ao posicionamento nas pesquisas do Google porque estão sempre atualizados com conteúdos novos e prontos para serem indexados nos motores de busca e também permite associar ferramentas e plug-ins para incrementar várias funcionalidades às páginas.

Geralmente, este modelo é utilizado por portais de notícias, blogs, fóruns e lojas online porque ele possibilita a criação de sistemas complexos, como de buscas e de login e também registrar usuários, enviar newsletter e criar diferentes formas de interagir com os visitantes como um formulário de contato.

Além de tudo isso, o site dinâmico permite a humanização da empresa e a interação entre pessoas, entre outros, por meio de comentários, indicações, compartilhamentos dos conteúdos públicos.

Em termos de SEO, o site dinâmico apresenta várias vantagens, uma vez que os motores de busca preferem sites atualizados frequentemente.

Lembra-se que todo e qualquer website profissional precisa de manutenção.

Ferramentas como o WordPress implicam atualizações frequentes ao tema, do WordPress e de plugins, assim como em termos de segurança. Por ser a plataforma de CMS mais usada no mundo, é também aquela que está mais sujeita a ataques de hackers, malware e brute force attacks.

Desta forma, é importante o cliente ter a noção que qualquer tipo de website envolve manutenção ao nível informático e que estas tarefas requerem profissionais especializados nestas áreas. Outra coisa que é importante informar é que há tarefas que devem ser desenvolvidas por profissionais de Tecnologias de Informação e outras dizem respeito às equipas de Marketing e Conteúdos.

Aqui estão alguns tipos de tarefas diferentes que são parte do gestão de site:

  • Manutenção informática do website
  • Segurança e Proteção contra ataques
  • Publicação de conteúdos
  • Criação de conteúdos

Na verdade, um site não é muito diferente de uma loja ou escritório para o qual o empresário tem de considerar a sua localização, a sua decoração e layout, o atendimento, e a limpeza e pequenos arranjos que vão sendo necessários com o uso. Então  todos estes princípios se aplicam também a um site.


Tem duvidas sobre o artigo ou um projeto para criar um novo site ?

A equipa de Target4Biz está à sua disposição.

 

Please follow and like us:

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!