Porque SEO importa e quanto custa

internet-marketing-portugal

Todo cliente gosta de economizar dinheiro enquanto tem os melhores resultados em um projeto de SEO. Mas sempre pensando em economizar dinheiro, pode tirar os olhos da questão mais importante e que é, de forma inteligente, alocar seu orçamento de marketing através de várias táticas, dos quais o SEO é, muitas vezes, o de custo mais eficaz.

SEO não é simples ou fácil. O próprio Google classifica sites com base em mais de 200 critérios de classificação – e mantém aprimorando o algoritmo constantemente, até 600 vezes em um ano.

SEO não é algo que você instala ou aperta algum botão no site. Não é uma operação de ‘um tempo’. Bom SEO é um processo, e pesquisa e planejamento são componentes críticos. Tudo depende de seus objetivos e metas, a natureza do seu negócio, o seu público, e muito mais.

Há uma boa razão por que, como cliente, você não deve incidir sobre o custo sozinho. É melhor se concentrar em indicadores chave de desempenho (KPIs) de seu negócio, tais como o custo de aquisição, o lucro por venda, taxa de conversão e outros.

Então, pergunte a si mesmo estas questões críticas em primeiro lugar:

  • Por que você está mesmo pensando em contratar um consultor de SEO?
  • SEO vai ser apenas seu álibi, ao invés de sua “arma secreta”?
  • Você está procurando SEO para lhe ajudar só porque todo mundo está fazendo isso, ou o seu departamento de marketing insiste em tentar isso? Ou você está desenvolvendo uma estratégia de SEO para melhorar seus rankings, e junto com ele o seu lucro?

Em seguida, dependendo do tipo de cliente, trago uma (ou todas) das três analogias a seguir.

SEO é como comprar um carro, o preço varia de acordo com o veículo necessário

O preço que você vai pagar por um carro vai depender da marca e modelo, seu tamanho e propósito, onde você vai dirigí-lo, e com quem. Uma sedan robusoa para a sua família terá um preço diferente de um carro esportivo!

Serviços de SEO também variam de preço dependendo do que você quer dele. A melhor estratégia de SEO começa por avaliar as necessidades e os problemas dos seus clientes potenciais. Em seguida, implementar o SEO como um ímã para atrair apenas os leads mais relevantes no vasto oceano de internautas online.

Configurar seu site para fazer isso de forma eficiente e eficaz não é fácil. A construção de uma landing page com foco destinado a sub-segmentos de seu público pode desenhar uma inundação de tráfego relevante que converte bem em clientes. Mas conseguir isso da forma certa leva tempo e recursos.

SEO barato é como a caça do negócio. Você pode poupar algum dinheiro, mas você não vai ganhar muito. A maneira que pratico SEO não é uma adivinhação que coloca em risco negócios de um cliente. Pesquisa e análise vêm em primeiro lugar, muitas vezes seguidos de um encontro cara a cara com os clientes para reunir todas as informações relevantes.

Não há uma chave ou um padrão, você não pode comprá-lo, instalá-lo como se fosse um plugin e se sentar. SEO é dinâmico e está em constante evolução. Os fatores de rankeamento estão em fluxo constante, e são afetados por diversos fatores externos, e não apenas implementações on-page.

SEO não é também sobre consertar coisas. Ver o SEO como uma solução rápida para as vendas reduzidas ou de tráfego é um grande erro. Você só vai acabar largando dinheiro na mesa (muito dele!)

Um bom SEO deve entregar um ROI enorme. Não é apenas sobre a obtenção de classificações elevadas e mais tráfego, cliques e visualizações de páginas. É sobre a converter esses visitantes em clientes pagantes. O que acontece antes de a página de destino tem um grande impacto sobre as taxas de conversão.

Uma consultoria de SEO de alto nível irá ajudá-lo a:

  • encontrar a intenção de seus clientes, as necessidades e os problemas prementes.
  • identificar as suas expectativas de sua empresa ou site
  • decidir como você vai entregar o valor (na página de destino)
  • descobrir áreas de rentabilidade
  • escolher gatilhos que convertem visitantes em clientes
  • personalizar a experiência para cada visitante
  • Recebendo todos esses elementos de SEO direito tem um monte de tempo. Saber por onde começar para o melhor, resultados mais rápidos leva a investigação será tremenda. Mas o investimento vale a pena, porque você vai ganhar um alto retorno.

É por isso que SEO não deve ser visto como um custo. É um investimento. Que compensa para um longo período de tempo.