Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

O que é um Funil de Vendas e como criar um para desenvolver as vendas da sua empresa ?

O funil de vendas é um dos conceitos primordiais para aplicar o Inbound Marketing e aumentar os resultados comerciais da sua empresa.

O funil de vendas, também chamado de “pipeline”, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda é uma representação do caminho que o cliente faz até fechar a compra.

Em outras palavras, o funil de vendas é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

FUNIL-DE-VENDAS-target4biz-marketing digital_Lisboa_Portugal

Acima, um exemplo de um funil de vendas com todas as 4 etapas, diretamente ligadas às fases da jornada de compra. 

Como funciona o Funil de Vendas ?

A internet abriu muitas coisas para o mundo e também é dado aos compradores um novo campo de pesquisa, revisão e comparação no mercado. Eles não estão mais vinculados a anúncios de TV ou de jornais, outdoors ou chamadas frias de telemarketing. Eles estão saindo digitalmente para encontrar o que querem e neste processo a compra acontece em uma série de micro momentos:

  • No momento em que você percebe que tem um problema: “O site de minha empresa não venda nada”;
  • No momento em que você começa a pensar em suas opções para resolvê-lo: “Woah, existe uma empresa que posso contractar para ajudar-me vender com o meu site ”;
  • No momento em que você decide o que comprar: “Essa marca e seus serviços de marketing digital parecem uma excelente opção para mim”.

Esses momentos podem acontecer no seu site ou fora dele mas com uma boa estratégia de marketing digital eles devem estar presentes durante todo o processo de compra online: quando os consumidores identificam um problema, buscam soluções e, finalmente, escolhem um fornecedor.

As Etapas do Funil de Vendas

VISITAS – O topo de funil (ToFu) está para o aprendizado e descoberta

Nessa fase, os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema a ser resolvido, é a etapa da consciência, despertada após entrarem em contato com a sua empresa.

O seu papel é educá-los: oferecer conteúdos ricos (infográficos, eBooks), que podem ser acessados após o preenchimento de um formulário onde eles devem fornecer dados, como nome, email e profissão. No fim dessa fase o visitante torna-se um Lead e avança no funil de vendas.

LEADS – Meio de funil (MoFu) está para o reconhecimento do problema e a consideração da solução

Nesta etapa estamos lidar com os Leads. Eles estão em busca de resolver suas necessidades, ainda que não saibam bem como fazer isso e sua função é ajudá-los com dicas e técnicas.

Longe de querer vender uma solução a qualquer custo, e melhor trabalhar para amadurecer e qualificar os Leads, deixando-os prontos para dar mais um passo no funil de vendas.

VENDAS – Fundo do funil está para a decisão de compra

No Fundo do Funil (BoFu) os Leads qualificados tornam-se oportunidades: estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas. Mais do que cientes do problema, buscam soluções.

A relação de confiança estabelecida entre a empresa e os futuros clientes faz com que a empresa seja visto como uma referência no assunto e alguém com quem podem negociar. É importante mostrar que sua empresa é o parceiro perfeito para eles.

O funil de vendas fecha quando a compra é feito.

Caso tem interesse num funil de vendas, e precisa de uma ajuda, converse com nossos especialistas e tenha um diagnóstico gratuito!

Please follow and like us:

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!